O Instagram já bateu a marca de 1 bilhão de usuários e segue como uma das redes sociais mais usadas também por empresas e iniciativas. Porém, há sempre o questionamento: “Isso serve para a minha empresa?”. Essa pergunta é muito válida, pois a resposta é: talvez. Sempre será necessário avaliar uma série de pontos antes de criar uma conta no Instagram para a sua marca. Tais como:

  • Minha empresa tem identidade visual pronta e consolidada?
  • Sou ativo na rede social, terei como manter frequência de postagens?
  • Os produtos e serviços da minha marca têm apelo convidativo e podem ser representados em boas imagens?
  • Estou disposto a atualizar a comunicação da marca para melhor me comunicar com os usuários (possíveis clientes)?

 

Vamos analisar cada ponto para que você possa responder melhor e tomar a decisão de investir nessa estratégia:

 

Identidade visual importa

Não apenas para que a sua marca se consolide, seja lembrada por seus elementos e identidade própria, mas também porque o Instagram é uma rede social totalmente visual. O sucesso de uma conta no Instagram se dá especificamente por causa de imagens bem-feitas, de qualidade e em harmonia. E é nesse sentido que a identidade importa mais ainda: as imagens postadas devem ser coerentes à sua marca.

 

Regra de frequência é determinante

A visualização do Instagram é muita rápida, os usuários assíduos acessam muitas vezes por dia e, com isso, é essencial que a conta se mantenha sempre atualizada. Uma média saudável de postagens no Instagram é de duas vezes por dia. Por isso é necessário planejar, pensar nas ações comerciais que serão trabalhadas, no que se tem a dizer com elas, e quando serão publicadas no Instagram, porque aqui, frequência é sim determinante.

 

Bom trabalho de exposição de produtos

Com bom trabalho fotográfico, o seu produto pode se tornar muito convidativo e despertar o interesse do usuário gerando vendas. Unido a identidade visual, a exposição de produtos não se trata apenas de fotos, mas também de legendas bem construídas, com informações concisas sobre o produto. No Instagram, os textos não podem ser grandes, é necessário usar estratégias de linguagem para comunicar de forma direta, para que o texto seja um pequeno complementa da imagem.

 

Comunicação atualizada é tudo

Estar em novo canal de comunicação, requer renovação no tom. Não estamos falando de um novo posicionamento da comunicação da marca, mas disponibilidade de se atualizar, de entrar nas tendências digitais, nos hypes (como os memes e usos de linguagem) que podem endossar a marca e torná-la mais acessível ao público alvo, assim também trazendo mais seguidores sempre.

 

Concluindo...

Estar no Instagram é como estar em qualquer outra rede social: requer cuidado, planejamento, abertura para novas aplicações e inovação. Assim como tudo no marketing digital, se for bem feito: trará grandes resultados para a sua marca!

 

Conte conosco para iniciar essa estratégia, vamos conversar!